terça-feira, 26 de setembro de 2017

# Literatura Nacional # Resenhas

Treze

Resenha





Suzy arrasta sua amiga Rebeca para ir ao parque de diversões em Niterói/ RJ, chegando lá Suzy quer ir imediatamente a tenda de Madame Nadeje, uma vidente no qual Suzy ouviu falar muito bem. Porém Rebeca que não acredita em nada e conhece as malandragens da vida, faz de tudo para que sua amiga não cai naquele golpe. No entanto, suas tentativas para afastar Suzy se tornam em vão.

Depois de horas Suzy retorna e ambas vão embora do parque, afinal uma grande tempestade está prestes a cair. Indo de volta para casa, Rebeca vê a senhora que se chama Madame Nadeje no ponto de ônibus e apesar das suas desconfianças com a mulher, acaba lhe oferecendo uma carona.

Mas o que parecia ser simples se torna complicado, pois ao deixar a mulher próxima de casa, esta começa a fazer várias previsões sobre a vida de Rebeca. Só que Rebeca não acredita em nada, nem mesmo em Deus e ignora todos os avisos de Madame Nadeje.

No dia seguinte, Rebeca e sua mãe estão prestes a fazer um grande roubo e podendo se livrar de vez das ameaças de um homem chamado Jean Pierre e viver livremente em outro país. Mas ao chegar ao aeroporto as coisas não saem como planejado e tanto quanto sua mãe, Rebeca também vai presa.

É a partir desse momento que Rebeca começa a dar atenção as coisas que Madame Nadeje lhe disse no dia anterior. Além de prever que o roubo iria dar errado, a vidente também lhe disse que ela encontraria seu grande amor, e ele seria seu décimo terceiro namorado.

Para sorte de Rebeca, ela encontra um velho amigo, policial, do seu pai que lhe ajuda fazendo uma proposta. Ela deveria ajudar a polícia com sua habilidade de hacker e viver uma vida simples e fazer uma faculdade que não tivesse nada a ver com seus dons.

Rebeca então vai morar com Suzy em Minas Gerais e cursar Ciências Biológicas, mas seu destino se cruza com o seu futuro grande amor. E Rebeca tenta fazer de tudo para a previsão dê certo.

Mas será que Rebeca realmente sabe quem é seu grande amor? Será que suas tentativas vão dar certo?



“Todos os momentos são certos quando se ama alguém. A gente não precisa fazer queda de braço para ver quem fala primeiro. ” (p.58)


“ – Se continuar me beijando, vamos ter que repetir a dose- ameaço em tom brincalhão.
- Quem disse que eu não vou repetir? – Ele finalmente levanta a cabeça e estreita os olhos em minha direção. A luz do abajur reflete seu tórax suado. Eu afasto uma mecha de cabelos castanhos e sou presenteada com um sorriso irretocável, simplesmente lindo. – Sou um sujeito que não se contenta com pouco, Rebeca. ” (p.282)


“- Tudo que importa para mim neste momento é que você me perdoe. Eu quero você, Karl, como nunca desejei homem nenhum na minha vida, e estou apavorada com esse este sentimento descontrolado que me consome. ” (p. 326)



Esse livro foi algo que me surpreendeu, pois pensei que seria algo que ficaria mais no gênero de fantasia, e não, ele é muito mais romance apesar de toda essa coisa sobrenatural em volta da vida da protagonista. Além disso, o livro também me surpreendeu com a mensagem que toda a história traz, jamais pensaria algo do tipo. E amei, é claro.

A história é muito divertida e apaixonante. Se for fazer uma comparação, a trilogia Não Pare vem com toda aquela energia “pesada” em relação ao enredo, já Treze vem com um enredo divertido, romântico e que aborda a Fé.

Eu me apaixonei por Karl, e acho difícil alguém não se apegar aquele homem. Pense num gostoso, fofo, amoroso, forte, lutador de MMA, tatuado e de família. Fala aí, é pra casar neh?! Fala sério! Se souberem aonde tem um desses me falem!!!!!! Brinks, já tenho o meu, kkkkkkk.

Achei muito legal toda a transição de Rebeca em relação aos sentimentos dela e me diverti a veras com ela. Você consegue sentir tudo que ela passou e passa através do tempo, suas dúvidas e medos.

Esse livro em certos detalhes me lembrou dois livros que já li, No mundo da Luna e Morgeinstein. Tanto o enredo quanto os protagonistas têm certas semelhanças entre si. Então quem gostou de um vai gostar dos outros e vice-versa.



Autora: F M L Pepper
Editora: Galera
Publicado: 2017
Número de páginas: 404

Nota: 

Instagram