domingo, 29 de outubro de 2017

# Drama # Literatura Nacional

O limite das Íris

Resenha

Sinopse: Tem amores que resistem ao tempo, se desencontram e que morrem. Tem amores que são tudo isso! Que sobrevivem, que lutam, que socorrem, se desmembram e se unem. Mas o mais forte amor ultrapassa o limite das íris, rasga o peito, tingindo o mundo de vermelho. Vivo! Arista e Danio vivem um lindo romance de uma única noite, exatamente como em qualquer outro livro que você já tenha lido. Mas não é bem assim. Não se brinca com o destino! Uma mentira, mesmo que contada com boas intenções, continua sendo uma mentira e as consequências podem fugir do controle. Ninguém escapa impune e, diante disso, suas vidas, então, se bifurcam e se convergem de vez. Diante da chance de mudar suas histórias, eles descobrirão que podem se tornar surpreendentemente fantásticos quando estão no olho do furacão: para alguns, o furacão os faz girar em círculos, enquanto outros escolhem voar. Qual a sua escolha?







O limite das Íris conta história de Danio e Arista, dois amigos que trabalham em um pedágio, mas nunca confessaram um para o outro o que sentiam.

Arista é uma mulher pra cima, alegre e que sempre vê o lado positivo de tudo na vida. Sempre ela encontra uma maneira de tirar dos momentos ruins, momentos bons.

Já Danio é completamente o oposto, ele é um rapaz um pouco amargurado devido a uma mágoa no passado e por que sua mãe vive lhe maltratando, sempre se desfazendo da sua pessoa. Sensível como é, Danio sempre absorve as palavras da sua mãe para si. Assim como, o que as outras pessoas lhe falam. Além disso, Danio descobre que irá morrer em poucos meses devido uma doença.

Num dia extremamente estressante no trabalho, Danio acaba se revoltando e indo embora no meio do expediente. Ao chegar em casa se estressa ainda mais com sua mãe, porque o encontra ali em “pleno dia”; as brigas começam e Danio fica ainda mais furioso com a vida. Ao anoitecer, Danio começa a ter vários tipos de pensamentos ruins que o fazem a querer tomar certas 
atitudes. Mas ao repensar um pouco, ele acaba não fazendo o que planejara.

Ao encontrar sua amiga Arista, ela lhe dá vários conselhos sobre a vida, sobre sua família e como ele deve enfrentar os problemas. Em meio a conversa, Danio não resiste e acaba se declarando para ela. É quando ele descobre que Arista, linda e alto astral, também ama ele. A partir daí ambos fazem várias juras de amor, uma delas é fugirem no dia seguinte.


Mas no dia seguinte...quando Danio resolve ir atrás de Arista, bem, ela tinha ido embora e pelo visto não ia voltar tão cedo para a cidade.

Decepcionado e arrasado com toda a situação, Danio tenta se matar depois de não conseguir encontrar ela em lugar algum. Só que um acidente faz com que Danio desista de tirar a própria vida. É quando ele vê que Deus lhe deu uma segunda chance de viver ou de viver melhor.

Então, Danio decide que vai viver intensamente e encontrar uma maneira mais alegre de viver a vida e distribuir esse amor entre as pessoas.

Mas conforme os anos passam, Danio não só tá vivo, como recebe uma grande surpresa de reencontrar Arista, seu grande amor.

O que será que houve no passado para Arista ter ido embora?

Por que só depois de anos ela retorna para a cidade e para a vida de Danio?

Será que o amor vai superar os anos perdido e a mágoa?

Será que ambos conseguiram ficar juntos e felizes?






“Quando a esperança se esgota, tudo se devasta.” (p. 24)

[...] mas nada feria tão profundo uma pessoa quanto a palavra.” (p.29)

“As pessoas mudam quando você muda. Já reparou que quando você está feliz, sempre encontra alguém que se encanta com alegria e diz ‘Como você está diferente hoje!’?” (p.p 33-34)


Esse livro foi uma verdadeira incógnita para mim, horas achava que ia acontecer uma coisa, horas achava que iria acontecer outra. No final não era nada daquilo do qual esperava.

No início o livro estava sendo muito bom e ficava curiosa a cada minuto, mas depois de alguns acontecimentos a coisa começou a desandar, já no meio para o final do livro a narrativa se tornou melhor.

Confesso que torci bastante pelo casal, mas eles me irritaram um pouco, um era positivo demais e outro era negativo demais e aí ambos se tornaram positivos demais com tudo. E isso me incomodou bastante porque não acredito que exista pessoas assim e nem que vivam assim, ainda mais recheadas de “frases de efeito” faladas no dia a dia. Acredito que se não fosse por isso eu iria gostar mais do livro, afinal o enredo é excelente. O vai e volta da história, os acontecimentos, as lições de vida...enfim.  Contudo, entendi a mensagem do autor e o que ele quis passar para seus leitores.

Como um todo o livro te passa várias mensagens para vida; como dar a volta por cima; como perdoar; como nem tudo que é, é o que parece e principalmente que toda história tem dois lados, não apenas um. Que não podemos acreditar em uma verdade absoluta. E principalmente que a vida é curta demais para se perder tempo sendo uma pessoa amargurada e reclamando de tudo.

O livro fala sobre amor, amizade, vida, família, dificuldades de ser uma pessoa famosa por exemplo. Entre outros temas.

Como havia dito o livro foi me surpreendendo, o final realmente é inesperado, apesar de ficar com uma leve desconfiança, mas não era o que esperava. Se você gosta de livros que te colocam pra frente e que envolvem romance, essa é uma ótima leitura.

Para adquirir o livro fale diretamente com o autor através do seu Instagram (@lucianorg1) ou e-mail (lucianotanto@yahoo.com)


Ficha Técnica

Autor: Luciano Tanto
Publicado: 2017
Número de páginas:  284

Nota:

Instagram